Aqui estão consideradas as pessoas físicas que receberam esse título por ato do Conselho Executivo e tiveram projetos desenvolvidos no CTDUT.
Possui graduação em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pelo mesmo Instituto (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Durante 6 meses em 2006 fez estágio de pós-doutoramento no Institut National des Télécommunications, Evry (França). Atualmente é Professor do Instituto Militar de Engenharia. Seus interesses de pesquisa são em Processamento Estatístico de Sinais, particularmente em métodos de estimação para modelos de cadeias de Markov escondidas (HMM), incluindo métodos de Monte Carlo (sequenciais e em Cadeias de Markov), para aplicação em Radiolocalização e rastreamento de alvos, Comunicações Móveis, Navegação inercial e Equalização.
Ø 2006 – 2012
Projeto CTPETRO-2006 (SISGED) – Modelagem e Simulação de um Sistema de Georreferenciamento de Dutos
Descrição: A posição georreferenciada de dutos pode ser levantada pelo uso de PIGs dotados de Unidade de Navegação Inercial. Nesse tipo de aplicação, o PIG instrumentado é passado pelo duto e as medidas dos sensores (acelerômetros, giroscópios, etc.) são armazenadas durante o deslocamento. O País não domina essa tecnologia e os as poucas empresas estrangeiras prestadoras de serviços de “pigagem” inercial detêm todo o mercado brasileiro. O ambiente de modelagem e simulação a ser desenvolvido permitirá estabelecer vários parâmetros necessários às especificações de diversos componentes do sistema de georreferenciamento de dutos, tais como: precisão requerida dos sensores inerciais, características do sistema de marcadores, informações construtivas dos dutos a serem consideradas para melhoria da precisão da estimação da sua trajetória, métodos de filtragem mais adequados ao processamento específico dos dados dos sensores de PIGs inerciais, entre outros.
Situação: Finalizado; Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Alberto Gaspar Guimarães – Coordenador / Paulo Cesar Pellanda – Integrante / Monique Soriano Vital da Silva – Integrante / Wander Ferreira Martins – Integrante / Marcos Ferreira Duarte Pinto – Integrante / Pedro Cunha Campos Roquette – Integrante / Carlos Renato Caputo Durão – Integrante.
Financiador(es): Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.
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Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: automação, redes neurais, controle preditivo, controle automático, controle avançado e detecção de vazamentos em dutos. Coordena desde 2001 a Rede de Pesquisa em Instrumentação e Controle (REDIC) do CTPETRO. Tem experiência no desenvolvimento de pesquisas em parcerias, principalmente na área de petróleo, com desenvolvimento de produtos de grande aplicação.
Ø 2011 – Atual
Desenvolvimento de Tecnologia de Controle de velocidade para PIGs – Projeto certificado pela empresa Pipeway Engenharia em 08/10/2012. Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um sistema para o controle de velocidade de PIGs, composto por um by-pass eletronicamente atuado a fim de regular a velocidade relativa entre o PIG e o escoamento dentro do duto, garantindo que a velocidade do PIG não ultrapasse valores limite pré-estabelecidos. Os PIGs intrumentados são inseridos no interior do duto a ser inspecionado para a medição da espessura das paredes do duto e são impulsionados pelo próprio fluído do duto, requerendo uma velocidade controlada para que os dados possam ser coletados e utilizados com sucesso.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1).
Integrantes: André Laurindo Maitelli – Integrante / Andrés Ortiz Salazar – Coordenador / Carla Wilza Souza de Paula Maitelli – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.
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Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado, MSc (1994) e doutorado, PhD (1999) em Corrosion Science and Engineering na Universidade de Manchester – University of Manchester Institute of Science and Technology. Atualmente é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Tecnologia- INT e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Corrosão – ABRACO. É professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ e do SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Engenharia de Corrosão, atuando principalmente nos seguintes temas: corrosão em ambientes contendo CO2 e H2S, proteção catódica e monitoração da corrosão.
Ø 2011 – 2012
Avaliação de Desempenho de Inibidores de Corrosão para uso em Oleodutos em Ambientes Contendo CO2
Descrição: Avaliação de diferentes inibidores de corrosão em amostras de aço-carbono através de ensaios de compatibilidade e Bubble Tests.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1).
Integrantes: Denise Souza de Freitas – Coordenador / Gustavo Xanchão da Motta – Integrante / Lisiane G. Lima – Integrante.
Ø 2008 – 2013
Avaliação dos parâmetros de Proteção Catódica sobre Descolamento de Revestimentos.
Descrição: Avaliar em campo controlado a influência dos parâmetros de proteção catódica na degradação de revestimentos, enfocando o processo de descolamento catódico.
Situação: Finalizado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Denise Souza de Freitas – Coordenador / Gustavo Xanchão da Motta – Integrante / Lisiane G. Lima – Integrante.
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Foto Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Oruro, Bolívia (2001), mestrado em Engenharia Civil (ênfase em Estruturas) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2010), doutorado em andamento (ênfase Geomecânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente trabalha como pesquisador no Laboratório de Mecânica das Rochas da PUC-RJ no âmbito do Programa de Redes Temáticas da Petrobras/ Centro de Pesquisas da Petrobras. Tem atuado nas seguintes áreas: Integridade Estrutural em Dutos de Gás e Petróleo, com destaque para análise de tensões, propagação de trinca, mecânica da fratura, fadiga e modelagem numérica com base no método dos elementos finitos. Corrosão em Dutos. Geomecânica do Petróleo. Mecânica de Rochas. Geração de Biogás Aterros Sanitários.
Ø 2009 – 2011
Simulação pelo Método de Elementos Finitos de Mossas em Dutos Enterrados
Descrição: Simulação numérica na área dutoviária que correlaciona à rigidez do solo, o índice de esbeltez do duto, a profundidade da mossa e a pressão interna com os fatores de concentração de tensão, permitindo assim gerar uma parametrização dos ensaios preliminares e a definição de uma grade definitiva de simulações, para tanto foram realizadas em torno de 180 analises tridimensionais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Guillermo Rodolfo Jordan Ibañez – Coordenador / Sergio Cunha – Integrante.
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Engenheiro Mecânico e Industrial (1972) e Mestre em Ciências em Engenharia Mecânica (1975) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. PhD em Engineering Mechanics (1979) pela IOWA State University. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos e Análise Experimental de Tensões.
Ø 2007 – atual
Projeto: 32″ Carretéis
Objetivo: Avaliar o desempenho de até cinco ferramentas de inspeção em dutos por tempo determinado em circuito de teste de 14″
Situação: Em andamento Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2012
Projeto: Teste hidrostático em tubo de epóxi
Objetivo: Teste hidrostático até o rompimento de um tubo de époxi reforçado com fibra de vidro DN 8″ por 4.500mm.
Situação Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2013 – atual
Projeto: Avaliação tubos com mossa suave com reparos metálicos
Objetivo: Avaliar tubos com mossa suave com reparos metálicos
Situação: Em andamento Natureza: Serviço Tecnológico
Integrantes: José Luiz de França Freire / Ronaldo Domingues Vieira
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Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atualmente é Professor Adjunto na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em vários setores da Engenharia Química, com ênfase em Petróleo e Petroquímica, atuando principalmente nas seguintes disciplinas e linhas de pesquisa: Termodinâmica Aplicada; Processos de Separação, Modelagem, Simulação e Otimização de Processos Químicos; Identificação de Processos, Estatística Aplicada, Métodos Matemáticos e Estimação de Parâmetros. Os cenários de aplicação concentram-se em Hidrotratamento e Hidrocraqueamento de Frações de Petróleo, Modelagem Composicional de Frações de Petróleo, Redes de Escoamento Compressível e Incompressível, Escoamento em Linhas de Produção de Óleo e Gás, Detecção de Vazamentos, Captura de CO2 e H2S com Tecnologias de Contato com Soluções Aquosas de Etanolaminas, Purificação de Gás Natural via Permeadores e Contactoras de Membranas e Tecnologias de Sequestro Químico de CO2. www.h2cin.org.br
Ø 2006 – 2014
Projeto CTPETRO-2006 (SDVDUTOS2) – Desenvolvimento de Sistema de Detecção de Vazamentos em Dutovias via Métodos Estocásticos de Monitoração em Tempo Real
Natureza: Projeto CTPETRO-FINEP na Chamada Publica MCT/FINEP/CTPETRO TEMAS ESTRATÉGICOS 01/2006.
Objetivos: O Objetivo do Projeto é desenvolver sistemas computacionais para monitoração de dutovias em tempo real via tecnologia SCADA associada à simulação dinâmica estocástica visando à predição de regimes operacionais e detecção de anormalidades como vazamentos. É proposto um preditor estocástico para redes de escoamento incompressível operando sobre séries temporais de dados do processo. A abordagem consiste em detectar, localizare quantificar o vazamento estimando seus parâmetros de tamanho e posição por aderência da resposta do simulador estocástico a dados temporais da dutovia danificada.
Situação: Finalizado; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1).
Integrantes: Jose Luiz de Medeiros – Coordenador / André L H Costa – Integrante / Ofélia Q F Araújo – Integrante / Carlos André Vaz Junior – Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 2
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Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e doutorado em Engenharia Mecânica – University of Minnesota (1985). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuando na área de mecânica dos fluidos e transferência calor experimentais. Desenvolve trabalhos fundamentais e aplicados em escoamento turbulento em dutos, garantia de escoamento na indústria do petróleo, escoamento bifásico e métodos ópticos para medição de escoamentos.
Ø 1999 – 2006
Projeto de implantação de um centro de pesquisa e treinamento na área de dutos – CTDUT
Descrição: O projeto teve como objetivo a construção de um laboratório de pesquisa e treinamento na área de transporte dutoviário. O Centro de Tecnologia em Dutos – CTDUT está equipado com instalações em escala real, capaz de operar com fluidos reais onde podem ser realizados ensaios hidrodinâmicos. Dispõe também de casamata para ensaios destrutivos de integridade estrutural. O CTDUT foi estruturado juridicamente como uma associação sem fins lucrativos aberta para a participação de instituições de pesquisa, universidades e empresas. Em 2006, ano do início de suas atividades, o CTDUT contava já com 19 sócios institucionais. Dentro do projeto que instituiu o CTDUT foram também estabelecidos laboratórios de pesquisa ligados à área de dutos na PUC-Rio.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1).
Integrantes: Luis Fernando Alzuguir Azevedo – Coordenador / A. M. Braga – Integrante / Oswaldo Inojosa – Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
Ø 2007 – 2014
Estudos fundamentais sobre a redução de atrito em dutos
Descrição: Projeto envolve estudos experimentais sobre a redução de atrito em dutos. Três diferentes mecanismos estão sendo estudados: redução de atrito por adição de polímeros, redução de atrito por modificação de superfícies (riblets) e redução de atrito por lubrificação do fluido.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1).
Integrantes: Luis Fernando Alzuguir Azevedo – Coordenador / Marcio da Silveira Carvalho – Integrante / Juliana Khulmann Abrantes – Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.
Ø 2007 – Atual
Simulação numérica e experimental do comportamento transiente de válvulas de alívio para dutos
Descrição: Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos de simulação do comportamento dinâmico de válvulas de alívio para dutos. O projeto envolve também a condução de experimentos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1).
Integrantes: Luis Fernando Alzuguir Azevedo – Coordenador / A. O. Nieckele – Integrante / Luis Fernando Gonçalves Pires – Integrante.
Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.
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Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Engenharia Civil pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ, 1989) e doutorado em Engenharia Mecânica – University of Manchester (1999). Atualmente é engenheiro de equipamentos do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello, da Petrobras. Tem experiência na área de Tecnologia dos Materiais, com ênfase em Análise de Tensões e Ensaios Mecânicos de materiais compósitos e poliméricos, atuando principalmente nas seguintes áreas: tubulações, estruturas marítimas, linhas flexíveis e risers.
Ø 2011-2015
MATCOMP – Adequação para testes de reparo com manta de materiais compósitos em trecho de dutos não retos
Descrição: Criar condições físicas para a realização de ensaios mecânicos em espécimes tubulares, com a aquisição e instalação do principal equipamento do conjunto de pressurização através de bomba com acionamento servo hidráulico INSTRON 8802, com capacidade para aplicar pressões até 1000 bar, para ensaios de resistência mecânica a fadiga.
Situação: Finalizado, Natureza: pesquisa
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Possui curso Técnico em Mecânica pelo CEFET-RJ (1973), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho (1978) e mestrado em Engenharia Mecânica – Mecânica dos Sólidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981). Professor convidado na FH-Munique em 1989. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise de Tensões, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia mecânica, análise de tensões, integridade estrutural e análise de falha.
Ø 2008
Tubo de material compósito
Descrição: Teste hidrostático em tubulação de material compósito com acompanhamento acústico
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2008
Durabilidade de reparos em material compósito (Fase 1)
Descrição: Avaliar a durabilidade de reparos de mantas de materiais compósitos em tubos com corrosão
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2010
Teste de ferramenta para sanar vazamento em dutos (Fase II)
Descrição: Teste hidrostático de resistência mecânica para avaliação da eficiência do reparo em defeitos induzidos, realizados por máquina de reparo em dutos
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2009
Durabilidade de reparos em material compósitos (Fase II)
Descrição: Realização de teste de reparo em tubulação de aço com perda de massa, empregando material compósito.
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2011
Reteste dos tubos reparados com mantas de material compósito (Fase II)
Descrição: Reteste dos espécimes de tubos com defeito de perda de espessura reparada com manta de material compósito, que estavam enterrados no CTDUT e apresentaram perda de pressão.
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2011 – 2014
Dutos curvos
Teste de ruptura em tubo de 18″ reparado com material compósito
Descrição: Reparo em dutos não retos com manta de materiais compósitos – testes estáticos
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2013
Estudo de avaliação de eficiência de reparos de materiais compósitos Fase 1
Descrição: Teste hidrostático/ruptura em um tubo de 3,2 metros de comprimento com 18″ de diâmetro nominal e 6,4 mm de espessura, API 5L X65 ERW, reparado com material compósito
Situação: Cancelado Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2013 – atual
Avaliação tubos com mossa suave com reparos metálicos
Descrição: Utilização da área de testes do CTDUT e recursos técnicos, para estabelecer os serviços necessários para que seja efetuado um estudo de avaliação da eficiência de reparos de materiais compósitos em espécimes tubulares retos, mediante a realização de ensaios mecânicos. Os reparos serão executados por seis diferentes fornecedores que serão definidos pelo Cenpes. Os espécimes tubulares retos sofrerão teste hidrostático até o rompimento.
Situação: Em andamento Natureza:
Integrantes: Ronaldo Domingues Vieira / José Luiz de França Freire
Ø 2013 – 2014
Ensaio de arrancamento de dutos com gel composto
Descrição: Avaliar tubos com mossa suave com reparos metálicos
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico
Ø 2014
Teste hidrostático de derivação tipo T de 6″
Descrição: Ensaio de três testes hidrostáticos em tubos de 6″ tipo T e comprimento 1,5metros
Situação: Concluído Natureza: Serviço Tecnológico