MURAL CTDUT

07/08/2017:
Aos Associados e convidados do CTDUT   Convocação para...
01/12/2016:
Empresa de engenharia e software é reconhecida como íntegra...
30/09/2015:
Apresentamos uma breve descrição do Centro de Tecnologia em...
05/09/2014:
Circuito Piloto de Oleoduto de Testes de 12” O...
09/09/2014:
O CENTRO DE TECNOLOGIA EM DUTOS - CTDUT torna público aos...

Associados



 

ABENDE - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção

ABENDE" é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, de direito privado, com sede em São Paulo, fundada em Março de 1979, com a finalidade de difundir as técnicas de END e Inspeção, através de ações voltadas ao aprimoramento da tecnologia e, consequentemente, do pessoal e das empresas envolvidas no tema. A Associação, através de seu trabalho de articulação entre indústrias, instituições de ensino, de pesquisas e profissionais, contribui de forma significativa para a exportação de bens e serviços nacionais.

 
 

ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão

A ABRACO - Associação Brasileira de Corrosão foi fundada em 1968, hoje com sede própria situada no Rio de Janeiro. Nestas três décadas a ABRACO promoveu diversos cursos, seminários e congressos, envolvendo empresas privadas e estatais, universidades, centros de pesquisas e consultores dedicados à corrosão e sua prevenção. Desde a sua fundação, a ABRACO tem como objetivo estatutário congregar profissionais de alto nível que estejam diretamente voltados para o conhecimento e solução dos problemas de corrosão, assim como promover intercâmbio com entidades nacionais e internacionais. Sem fins lucrativos, a ABRACO é mantida através de anuidades de sócios (empresa e pessoa física), de receitas vindas de realizações de cursos, seminários e congressos de alta capacitação técnica e de patrocínio de empresas e instituições governamentais de apoio à pesquisa.

 
 

AHAK

AHAK

Fundada  em  1963  com  sede  na  Holanda,  a  A.Hak  se tornou uma das líderes mundiais na prestação de serviços voltados para a indústria petroquímica, de refino e dutos. Localizada  em  São  Paulo,  a  Ahak  Brasil  iniciou  suas atividades  em  2005  para  atender  a  América  do  Sul  na inspeção  ultra-sônica  de  dutos.  As  ferramentas desenvolvidas  pela  A.Hak  são  conhecidas  como  pig’s umbilicais  instrumentados  ou  piglet.  Este  tipo  de ferramenta  permite  a  inspeção  em  tempo  real  de  dutos "não  pigáveis”  utilizando  ultra-som,  onde  os  dados coletados  são  transportados  por meio  de  fibra  ótica  aos nossos  computadores.  Esta  tecnologia  permite inspecionar  dutos  e  fornos  de  4”  a  48”  de  diâmetro. Recentemente  a  Ahak  Brasil  inaugurou  o  seu  centro móvel de inspeção, um contêiner customizado dotado de pig’s  instrumentados,  computadores  e monitores  de  alta resolução  que  podem  ser  deslocados  com  extrema rapidez e eficiência.  

 
 

ASEL-TECH

A Asel-Tech empenha sua flexibilidade no desenvolvimento de soluções customizadas para os clientes em suas diversas necessidades específicas. Em um processo de evolução constante e busca por novas tecnologias, a Asel-Tech concentra-se no segmento de construção, montagem, proteção e integridade de dutos, desenvolvendo tecnologias próprias como o sistema acústico de detecção de vazamentos (SLDS) e o localizador sônico de PIG (SPL). Além disso, a Asel-Tech mantém parcerias estratégicas com fornecedores de tecnologia internacional, agregando sua engenharia e adaptando produtos ao mercado local, como por exemplo: detectores remotos de vazamento de metano/gás natural, máquinas de corte, revestimento e curvamento de dutos, equipamentos e sistemas de ancoragem e revestimentos para dutos, serviços de inspeção para dutos submarinos e serviços de monitoramento de corrosão em dutos.

 
 

AZEVEDO & TRAVASSOS

A Azevedo & Travassos vem se destacando, há mais de 80 anos, no segmento de engenharia e construção, para os setores público e privado, acompanhando toda a evolução tecnológica da engenharia brasileira. Integram o seu acervo técnico as seguintes áreas: "rodoviária, ferroviária e vias urbanas" grandes estruturas (pontes, viadutos, metrô, canalizações e túneis)" edifícios industriais, comerciais, hospitais e escolas " saneamento (barragens, reservatórios, adutoras, coletores) "dutos em aço e polietileno e Estações de Medição e de Controle (ERP, ERM, "CITY-GATE", etc.)" perfuração, completação, limpeza e restauração de poços para mineração (petróleo, água, sal, etc.)

 
 

CAND - Centro de Avaliação Não Destrutiva

CAND - Centro de Avaliação Não Destrutiva. Por solicitação da ELETRONUCLEAR, o Instituto de Energia da PUC-RIO desenvolveu um modelo conceitual de um Centro de Avaliação Não Destrutiva que viesse atender às necessidades de diversos setores industriais do país, que dependem da integridade estrutural de suas instalações e que tenham interesse em estender sua vida útil, sem colocar em risco o meio ambiente e as comunidades que habitam suas proximidades. Desta parceria entre ELETRONUCLEAR e o IEPUC surgiu o CAND, localizado na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

 
 

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM EPC (CE-EPC)

O Centro de Excelência em EPC (CE-EPC) é resultado de estudos que visam a busca de soluções para a variedade de problemas que a indústria de EPC enfrenta no planejamento e na execução dos projetos de investimento em instalações do segmento de petróleo, gás e energia no Brasil. O objetivo do Centro de Excelência em EPC é o de unir e potencializar os esforços destas empresas e entidades que têm interesses comuns, para desenvolver ações visando o aumento da produtividade da indústria brasileira da cadeia de EPC e, consequentemente, o aumento da sua participação nos projetos de investimento das operadoras de óleo e gás no Brasil e no exterior, em bases competitivas e sustentáveis. EPC é a sigla de Engineering (Engenharia), Procurement (Suprimento) and Construction (Construção).

 
 

CONTRERAS

Execução de obras de infra-estrutura de distribuição de energia, tecnologia de construção e montagem de gasodutos, oleodutos, minerodutos e outros tipos condutores, tecnologia de serviços de engenharia de projeto e construção para serviços de compressão, transporte, armazenamento e tratamento de produtos, e tecnologia de construção de obras viárias urbanas e estradas de ferro.

 
 

FBTS - Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem

A FBTS, com sede no Rio de Janeiro, é uma entidade tecnológica de direito privado, sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar, consolidar e disseminar informações e conhecimentos no domínio da união de materiais. Foi criada no ano de 1982 pelas seguintes instituições e empresas, que são seus Sócios Fundadores: ABDIB, ABEMI, PETROBRAS, ABENDE, SIMME, Light, CIRJ, SINAVAL.

 
 

GDK

A GDK acumula mais de 60 anos de experiência e de realizações nas áreas de engenharia, construção, montagem e manutenção no segmento de Petróleo e Gás. Vem contribuindo de forma significativa para a expansão e atualização do setor energético do Brasil, com participação destacada em projetos de expressão nestas áreas, atuando independentemente ou em forma de parcerias com empresas Nacionais e Estrangeiras.

 
 

GTI - Gas Technology Institute

 O GTI — Gas Technology Institute — Instituto de Pesquisa Americano focado em distribuição de gás, o GTI é uma          organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos. Por mais de 65 anos é líder em desenvolvimento e implantação de soluções tecnológicas que contribuem para um futuro energético de abundância, segurança e auto-sustentável. Para isso prove valores econômicos para a indústria de energia e seus clientes ao mesmo tempo dando suporte ao governo americano para que atinja os objetivos de suas políticas. Até hoje os programas do GTI resultaram em aproximadamente 500 produtos, 750 licenças e mais de 1.200 patentes de associados.

 
 

GUTERRES PROJETOS LTDA

Criada em 1992, a Guterres Projetos vem desde então atuando nas áreas de Petróleo, Petroquímica e Gás Natural. A Empresa desenvolve seus serviços em projetos de oleodutos, gasodutos, terminais, unidades de óleos lubrificantes e bases de distribuição de petróleo e derivados. Também atuamos em projetos na área de álcoolquímica e biodiesel. Os serviços técnicos compreendem desde estudos preliminares de viabilidade, projetos conceituais, básicos, detalhamentos de engenharia a supervisão de obras. Para garantir o mais alto padrão dos serviços executados, conta, em sua sede no Centro da cidade do Rio de Janeiro, com uma equipe multidisciplinar de experientes técnicos e uma infraestrutura compatível com as exigências requeridas para elaboração dos projetos. Seus principais clientes incluem a Petrobras Distribuidora e todas as outras principais distribuidoras privadas de petróleo e derivados, petroquímicas, fabricantes de óleos lubrificantes e operadoras de oleodutos e gasodutos.

 
 

HIDROPIG

Empresa 100% Nacional, que iniciou suas atividades no ano de 1987. Prestadora de serviços, especializada no processo pigging, que utiliza Pigs de fabricação própria. Possuí Certificado ISO 9008-2008, no Sistema de Gestão de Qualidade, para fabricação de seus Produtos. Seu corpo técnico e operacional, conta com profissionais com experiência de mais de 20 anos em trabalhos de manutenção e comissionamento de dutos utilizados para transferência de hidrocarbonetos, gases, água entre outros. Possui trabalhos e produtos que ltrapassaram a nossa fronteira, em operações no Peru, Uruguai, Argentina , Portugal e outros. O desenvolvimento de  projetos especiais: como pigs, bloqueadores de fluxo – plug , etc ,visa facilitar as operações  de manutenção e preservação de dutos e é uma  marca muito forte da empresa

 
 

IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis

O IBP, com quase 50 anos de atuação, é uma organização privada de fins não econômicos, que conta com 220 empresas associadas, e tem seu foco na promoção do desenvolvimento do setor nacional de petróleo e gás, visando uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável. Ao longo desse tempo, o IBP construiu reconhecida credibilidade junto à sociedade e ao Governo não apenas por seu conhecimento técnico, mas também por fomentar as discussões de grandes temas afins para a constante estruturação do perfil do setor.

 
 

IEC - Instalações e Engenharia de Corrosão 

A IEC presta serviços nas áreas de proteção catódica, consultoria de corrosão e de revestimentos e inspeção de revestimento de dutos por CIPS, DCVG e atenuação de corrente (PCM). Representa e distribui produtos/serviços das empresas ANOTEC, BORIN, CANUSA, DAIRYLAND, METAL SAMPLES, PROJOINT/NUOVAGIUNGAS e ROSEN.

 
 

INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial

Criado em 1973, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro, tem no âmbito de sua ampla missão institucional, fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

 
 

INT - Instituto Nacional de Tecnologia

Fundado em 1921, o Instituto Nacional de Tecnologia - INT é órgão público federal da administração direta, pertencente à estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT. Com perfil multidisciplinar, o INT trabalha de forma integrada com o setor empresarial, promovendo o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Química, Tecnologia dos Materiais, Engenharia Industrial, Energia e Meio Ambiente. Realiza consultoria tecnológica, serviços técnicos especializados, certificação de produtos e atua na formação e capacitação profissional, através de programas de educação continuada e treinamento. A infraestrutura do INT conta com 26 laboratórios, sendo nove deles credenciados pelo INMETRO. Além do credenciamento, o Instituto participa de grupos e diversos programas da Qualidade.

 
 
 

INTECH ENGENHARIA

A Intech Engenharia executa, com recursos próprios ou em parceria com a empresa HDI - Horizontal Drilling International, pelo método de Perfuração Horizontal Direcional, travessias para instalação de dutos para petróleo, gás, saneamento e redes elétricas. Em parceria com as empresas RAS e DILANO, executa serviços de comissionamento de dutos, diagnóstico e reabilitação de dutos em operação, limpeza mecânica e química, secagem, teste hidrostático, "stress test", detecção de vazamentos e inspeção através de "pigs" geométricos, ultrassônicos e de fluxo magnético em dutos de diâmetros de 6" a 56".

 
 

IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

O IPT atua em todas as fases da tecnologia envolvida na utilização de dutos: desde estudos de traçado, até o monitoramento e prevenção de riscos ambientais, passando por ensaios dinâmicos de dutos e suas interações, gestão metrológica de vazão, análise química de produtos transportados, estudos de corrosão e análise de falhas.

 
 

ITF Energy - Industry Technology Facilitator

Organização sem fins lucrativos focada nos interesses comerciais de seus membros o ITF lançou mais de 200 projetos colaborativos (JIP), desde o estágio inicial à comercialização. Operando em diversos continentes, o ITF trabalha com seus membros, a comunidade de P&D e órgãos governamentais para atender necessidades regionais e definir áreas de demanda tecnológica sob uma perspectiva global, identificando oportunidades para transferência de tecnologia e expertise. O portfolio de projetos atuais conta com 20 projetos em andamento.

Fundada em 1999 como uma organização privada de propriedade de seus associados, conta atualmente com 32 grandes operadores internacionais e empresas prestadoras de serviços. Os objetivos principais são identificar demandas tecnológicas, incentivar a inovação, facilitando desenvolvimento e implementação de novas tecnologias. 


 
 

LOGUM LOGÍSTICA S/A

Logum Logística S/A é um sistema Dutoviário integrado à hidrovia Tietê- Paraná e à rede de dutos  SEDA da Petrobrás.  Primeiro sistema logístico de etanol a operar no Brasil que oferece vantagens sobre a movimentação tradicional do Etanol e encontra-se integralmente enquadrado no PAC.

  

 

ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo

A ONIP - Organização Nacional da Indústria do Petróleo é uma instituição de âmbito nacional que tem por finalidade principal atuar como fórum de articulação e cooperação entre as companhias de exploração, produção, refino, processamento, transporte e distribuição de petróleo e derivados, empresas fornecedoras de bens e serviços do setor petrolífero, organismos governamentais e agências de fomento, de forma a contribuir para o aumento da competitividade global do setor.

 
 

PALESSA ENGENHARIA DE CORROSÃO LTDA

A PALESSA ENGENHARIA DE CORROSÃO LTDA é uma tradicional empresa de prestação de serviços, fundada em julho de 1981, especialista nas áreas de corrosão, proteção catódica e integridade estrutural. Sua engenharia possui uma larga experiência nas questões técnicas e administrativas das engenharias ligadas as suas especialidades.

 
 

PETROBRAS

A história da Petrobras se confunde com a própria história do petróleo brasileiro. Uma Companhia que inicia o século XXI enfrentando todos os desafios com muita eficiência. A Petróleo Brasileiro S/A é: uma Companhia integrada que atua na exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo e seus derivados no Brasil e no exterior; uma empresa de energia com enorme responsabilidade social e profundamente preocupada com a preservação do meio ambiente; uma Companhia que tem a sua trajetória de conquistas premiada por inúmeros recordes e pelo reconhecimento internacional.

 
 

PIPEWAY ENGENHARIA

A Pipeway Engenharia é a única empresa do Hemisfério Sul, de produção inteiramente nacional, que fabrica e opera ferramentas para inspeção de dutos de óleo e gás - pigs - que verificam anomalias do tipo ovalizações, amassamentos e corrosões, contribuindo para evitar vazamentos que podem causar acidentes ecológicos.

 
 

PRIMA 7S

A PRIMA 7S é uma empresa inovadora, que oferece serviços voltados para a integridade estrutural de dutos.  A empresa realiza análise do desempenho de ferramentas de inspeção em linha (ILI) ou piginstrumentado. Para estas análises, a PRIMA-7S possui uma ferramenta computacional própria, que já teve sua eficácia testada por meio de trabalhos já realizados para a indústria de dutos, alguns deles, inclusive, em parceria com a Pipeway. A empresa conta com um novo método de reparo de dutos de pequeno diâmetro (até 5 polegadas) amplamente testado, que levou, inclusive, um dos sócios da empresa a ganhar o Prêmio Petrobras de Tecnologia 2004.

 
 

PUC - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade.

 
 

RADIX

A Radix chegou ao mercado em abril de 2010, com sede no Rio de Janeiro e escritórios em Belo Horizonte e Salvador, a empresa foi criada pelos fundadores e principais gestores da Chemtech, do Grupo Siemens. A Radix atua aplicando um amplo conhecimento de processos produtivos em diversos tipos de indústria, dividindo os seus serviços e soluções em dois grandes grupos: Projetos de Engenharia e TI Industrial, sempre buscando o uso racional dos recursos naturais e energéticos. 

 
 

ROSEN

O grupo ROSEN composto por empresas independentes, foi criado para atender às necessidades da indústria de óleo e gás. Atua com os seguintes serviços: inspeção e testes de dutos; serviços de gerenciamento de dados; dá apoio à gestão da integridade dos ativos; serviços de reabilitação de dutos e plantas Industriais.

 
 

SONANGOL LOGÍSTICA

A Sonangol Logística é uma Direção Assistente da Sonangol E.P., criada a 8 de Julho de 2003, que se dedica a prestação de serviços de logística para derivados de petróleo, transporte primário, oleodutos e gasodutos, navios e vagões, cisternas e armazenagem, serviços a granel e a carga seca: recepção, armazenagem e entrega.

 
 

STOPAQ

STOPAQ fornece uma ampla gama de solução visco-elástico ambientalmente correto para proteger os ativos da entrada de corrosão e água. Os produtos visco-elásticos patentiados são produzidos em duas fábricas diferentes em Stadskanaal na Holanda e Damman na Arabia Saudita. Os produtos são vendidos mundialmente sobre a marca STOPAQ ®    . Seus revestimentos visco-elasticos e selantes são usados em muitas aplicações versáteis que vão desde gaasodutos à estacas submarinas. As aplicações para o produto sistema STOPAQ ®  visco-elasticos variam para aplicação onshore & offshore no campo e na fábrica.   Seus revestimentos visco-elásticos e selantes são usados ​​em muitas aplicações versáteis que vão desde gasodutos à estacas submarinas. As aplicações para o produto sistemas STOPAQ ® visco-elásticos variam de para aplicação onshore e offshore, no campo ou na fábrica.

 
 

T.D.WILLIAMSON

A T.D.Williamson é mundialmente reconhecida pelos seus equipamentos, serviços e soluções seguras para a manutenção da integridade de dutos e pipelines. Hot Tapping & Plugging, limpezas, inpeções geométricas & MFL, PIGs de bloqueio instrumentado e Conexões são alguns dos serviços e equipamentos que a TDW oferece para a manutenção em linhas pressurizadas.

 
 

TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A

Responsável pela operação, em solo brasileiro, do maior gasoduto da América Latina, as maiores preocupações da empresa são com a segurança e a eficiência. De sua sede, no Rio de Janeiro, a empresa monitora os 2.593 km do gasoduto através da Central de Supervisão e Controle (CSC), que recebe e transmite informações de equipamentos no campo, via satélite, 24 horas por dia.

 
 

TRANSPETRO

A Transpetro armazena e transporta petróleo e derivados, biocombustíveis e gás natural aos pontos mais remotos do Brasil. A Companhia é considerada também a maior processadora de gás natural do País, com capacidade de processamento de quase 15 milhões m³/dia. Essas operações gigantescas fazem da Transpetro a maior empresa de navegação da América Latina, líder no setor de logística de transporte de combustíveis. São bilhões de litros de combustíveis que passam anualmente por uma rede de 7 mil km de oleodutos, 4 mil km de gasodutos, 20 terminais terrestres, 26 terminais aquaviários e uma frota de 54 navios-petroleiros. A Transpetro movimenta a energia indispensável ao desenvolvimento do Brasil e contribui também com sua experiência em outros países. Na Argentina, por exemplo, presta consultoria em transportes marítimos, dutos e terminais por meio de acordo firmado com a Petrobras Energia S.A. (Pesa). Ainda no mercado internacional, a Transpetro atua por meio da Fronape International Company (FIC) no transporte e armazenamento de combustíveis.

 
 

TWI BRASIL Ltda

O TWI Brasil Ltda oferece à industria brasileira e da América Latina os serviços de técnicas especiais de ensaios não destrutivos, avaliação de integridade para sistemas e estruturas de engenharia e treinamento e certificação internacional de profissionais através do sistema CSWIP ( Certification Scheme for Welding e Inspection Personnel ) reconhecido internacionalmente desde o início da década de 70. Estão disponíveis cursos, treinamentos e certificações em conformidade com as normas EN 473 e ISO 9712.

 
 

UCP - Universidade Católica de Petrópolis

A Universidade Católica de Petrópolis tem por missão realizar-se como comunidade voltada para o conhecimento e a cultura, promovendo a educação integral do ser humano através do Ensino da Pesquisa e Extensão.

 
 

UFF - Universidade Federal Fluminense

A Universidade Federal Fluminense, com sede na cidade de Niterói e âmbito em todo o Estado do Rio de Janeiro, é uma entidade federal autárquica, de regime especial, com autonomia didática-científica, administrativa, disciplinar, econômica e financeira. A estrutura básica da Universidade Federal Fluminense é constituída pelos Centros Universitários, Unidades Universitárias, Departamentos e Órgãos suplementares, que apresentarão a flexibilidade necessária às exigências do ensino, da pesquisa e da extensão.

 
 

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi criada no dia sete de setembro de 1920, com o nome de Universidade do Rio de Janeiro. Reorganizada em 1937, quando passou a se chamar Universidade do Brasil, tem a atual denominação desde 1965. A finalidade que justifica a existência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que baliza seus objetivos estratégicos consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora.

 
 

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem como missão produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida.